Você é aquele tipo de pessoa da família ou do círculo de amizades que paga todas as suas contas em dia e possui um bom score crédito? Neste caso, o seu CPF talvez seja muito “almejado” especialmente pelos seus familiares para solicitar um empréstimo. Habitualmente, as pessoas emprestam seu “nome” umas às outras em diferentes transações financeiras. Pode ser abrindo o crediário em uma loja, ou solicitando um empréstimo pessoalno seu nome. Afinal, isso pode ser feito? Quais são os riscos envolvidos em emprestar seu nome e o que você pode fazer a respeito? Continue a leitura e descubra logo a seguir!

Os riscos de emprestar seu nome

Se alguém pedir seu nome “emprestado” para realizar um empréstimo, desconfie. Há grandes chances de que esta pessoa esteja com o nome sujo. Sendo assim, podemos deduzir em um primeiro momento que este amigo ou familiar não costuma pagar as contas em dia.

Ademais, ao emprestar o seu CPF para a realização de um eventual empréstimo ou solicitação de crédito na praça, é altamente provável que o episódio de inadimplência se repita e você saia no prejuízo. Portanto, aprenda a dizer não aos seus familiares e amigos, e jamais tome a decisão de emprestar seu nome. Contudo, ao mesmo tempo, não negue auxílio, pois estas pessoas provavelmente estejam contando com uma ajuda.

Saiba como ajudar sem emprestar seu nome

A maioria dos indivíduos não sabe dizer não, principalmente quando se trata de pessoas muito próximas e amadas. Entretanto, já que você não emprestará o seu CPF para aquele amigo ou familiar, quais seriam outras formas de auxiliá-lo a ter dinheiro ou crédito? Confira algumas dicas logo a seguir:

  • Conselhos e educação financeira: se você tem o seu nome limpo, é bastante provável que possua um bom controle sobre as suas finanças. Uma maneira de ajudar quem está precisando, é ensinando dicas simples para pagar as contas em dia e como manter um bom score de crédito e retomar a confiança do mercado.
  • Ajude na negociação das dívidas: para que a pessoa consiga crédito, primeiramente é fundamental que seu nome esteja limpo. Pensando nisso, uma boa forma é negociar as dívidas antigas, estudando novas possibilidades de pagamento e de parcelamento. Você também poderá ajudar neste ponto!
  • Apresente empresas que negociam dívidas: se ainda assim a negociação de dívidas antigas estiver difícil e inacessível, contrate empresas especializadas no assunto, como a QueroQuitar. ou diretamente na plataforma da Serasa Limpa Nome. Assim será ainda mais fácil ter o nome limpo outra vez.

Entretanto, cabe ressaltar que não é tão simples assim. Quem está inserido dentro de uma grave situação de endividamento, certamente precisa de ajuda.