Sistema de Amortização de Empréstimos | Vantagens e Riscos, Confira!

Fazer um empréstimo pode ser uma boa opção quando bate o desespero, mas também é preciso entender como isso funciona, para não ter surpresas depois.

Após aprovado seu crédito, é hora de conferir o contrato dele. Neste contrato, estarão todos os detalhes, incluindo o sistema de amortização de empréstimos, que nada mais é do que o sistema que está relacionado à maneira como as prestações do empréstimo serão definidas.

Neste artigo você vai poder conferir as vantagens e os riscos do sistema de amortização de empréstimos.

Primeiramente, é preciso entender o que é o sistema de amortização de empréstimos, para depois saber quais são as suas vantagens e seus riscos.

Confira também:

Amortização de Empréstimos - Seu Crédito Aprovado

Quando falamos amortização, estamos falando em quitar determinada dívida em partes. Ou seja, é a quantia paga para quitar o que foi emprestado pelo banco, sem juros e nem adicionais.

Porém, além do valor solicitado, existem outras despesas que são cobradas quando contratamos o empréstimo.

Por exemplo, quando falamos em valor total principal, estamos falando do valor final da parcela, ou seja, é a amortização mais os custos (IOF, TAC, juros, etc.).

Os juros são o percentual cobrado pela concessão do empréstimo. Por fim, temos o saldo devedor, que é a quantia total do empréstimo somando todas as parcelas.

Tipos de amortização de empréstimos

Agora que você já entendeu um pouco sobre amortização de empréstimos, vamos conhecer as duas formas utilizadas no Brasil.

Temos a SAC (Sistema de Amortização Constante) e a Tabela Price. Apesar de muito parecidas, ambas formas de amortização possuem suas particularidades.

SAC

Este sistema é usado normalmente para financiamento de imóveis. Então, a amortização é fixa, tendo o mesmo valor descontado todos os meses.

Mas devemos levar em conta que a correção  monetária pode mudar a cada mês. Com esse tipo de amortização, o cliente paga mais no começo e vai diminuindo a prestação conforme passam os meses.

Tabela Price

Neste tipo de de amortização de empréstimo, ao contrário da SAC, as parcelas mantém os mesmos valores, sem variação.

Neste caso, o que sofre alteração são os juros e a amortização. Ou seja, na Tabela Price, a quantia amortizada aumenta, já os juros, diminuem. Mas isso não afeta o valor total da parcela.

Vantagens do sistema de amortização de empréstimos

Valor fixo (Tabela Price)

O valor pago mensalmente é fixo, se o sistema escolhido for a Tabela Price. Ou seja, apenas os juros e a quantia da amortização sofrem alterações.

Sem Influência do mercado

Outra vantagem do sistema de amortização de empréstimos, mais precisamente a Tabela Price, não sofre oscilações por conta dos índices econômicos. Isso porque ela possui a sua taxa pré-fixada.

Prazos maiores

Os prazos da Tabela Price são relativamente maiores que os do SAC. Isso se dá pelo fato das prestações deste tipo de amortização serem fixas.

Dívida quitada com maior rapidez

Neste ponto, o tipo de amortização SAC se destaca, pois como o valor diminui conforme passa o tempo, a maior parte da dívida já é liquidada nos primeiros meses. Então, é possível quitar mais rapidamente a dívida.

Amortização de Empréstimos - Seu Crédito Aprovado

Riscos do sistema de amortização de empréstimos

Será que terei dinheiro para quitar a dívida?

Como a Tabela Price tem um tempo maior para quitação do empréstimo, o cliente corre o risco de não ter o dinheiro suficiente para quitar a dívida até o final.

Variações das parcelas

Essa desvantagem é atribuída ao SAC, pois tanto a amortização, como os juros, sofrem oscilações, pois são influenciadas pelo mercado.

Qual o melhor sistema de amortização?

O sistema de amortização de empréstimos ideal para você vai ser aquele que fizer menos estrago em seu bolso.

Mas tudo depende do que você deseja, pagar a dívida mais rapidamente ou ter parcelas com maior variação mas com mais tempo para a quitação? Seja qual for o tipo de amortização que você escolher, estará muito bem servido.

Leia Mais 👇👇