No cartão ou à vista, qual é mais vantajoso?

O uso diário de um cartão de crédito para o pagamento das compras mais caras é um hábito da maioria dos brasileiros. Mas, apesar do fato de que um cartão de crédito é uma ferramenta muito interessante pode causar uma confusão para aqueles que não tem um controle financeiro, pode levar muitas pessoas a recorrer a empréstimos com juros altos.

Devido a esta situação, muitas vezes é possível encontrar especialistas e professores em questões financeiras que sugerem que os consumidores sempre comprem à vista, sem fazer cotas. No entanto, comprar à vista é mais lucrativo em qualquer situação?

No artigo de hoje, você aprenderá se vale a pena contar sempre a vista e as principais vantagens e desvantagens de usar seu cartão de crédito e dinheiro no dia a dia. Siga-nos!

Compras á vista

Quando se falar em comprar determinado objeto á vista, está defedendo um ponto de vista futuro. Pois não vai se preciso se preocupar em parcelas subsequentes à compra. E é por isso que muitos educadores financeiros sugerem as compras á vista.

Além do mais, é preciso destacar que a maior parte dos brasileiros não possuem uma organização finaceira. Com isso, existe uma propabilidade muito grande de extrapolar nas divídas cartão de crédito ou outras maneiras de crédito.

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do SPC Brasil no mês de novembro de 2018. Indicou que mais de 62,9 milhões de pessoas estavam inadimplentes no país. E o maior responsável por boa parte destas dívidas foi, justamente, o cartão de crédito.

O dinheiro em espécie

O dinheiro em esoécie pode lhe garantir um bom desconte na compra de algo ou de um serviço prestado. Isso porque é bastante comum encontrar lojas e estabelecimentos que concedem desconto aos consumidores que efetuarem o pagamento com dinheiro.

isso porque quando se ultiliza o dinheiro como forma de pagamento, o dono do estabelicimento deixa de pagar taxas subseguentes ao uso dos cartões. Geralmete acabam repassando  esse desconto ao cliente.

Então, ao comprar um produto ou serviço, vale sempre perguntar se ar um desconto maior  na ultilização do dinheiro como forma de pagamento. Você poderá poupar uma boa quantia utiliando esse métado.

As compras parceladas

Queridinhas dos brasileiros, as compras parceladas permitem ao consumidor alavancar suas compras, adquirindo produtos e serviços mais caros e diluindo os pagamentos ao longo dos meses. Atualmente, inclusive, estes pagamentos acabam não tendo a incidência de juros adicionais para determinado número de parcelas. O que deixam as compras parceladas ainda mais tentadoras.

Com tantos gatinhos para conprar parcelado, isso pode ser um péssima escolha para boa parte dos brasileiros. Como ja foi explicado a população brasileira não o hábito de gerenciar suas finanças e acabam gastando mais do que deveria. Assim, entrando nos juros altos dos cartãos de crédito.

Quando isso acontece, a dívida começa sofrer incidência de juros altíssimos – cerca de 300% ao ano – e se torna uma bola de neve em poucos meses, dificultando o pagamento do valor em atraso pelo consumidor.

Para evitar esta situação. Sugere-se sempre o pagamento à vista em qualquer situação, fugindo da alavancagem e evitando comprometer sua renda mensal com o pagamento de uma compra parcelada.

As desvantagens do cartão de crédito

Tendo em mente que o cartão de crédito em um dos principais vilões dos brasileiros quando o assunto é endividamento. Fica mais fácil de entender as desvantagens mais relativas.

A alavancagem na hora das compras e o comprometimento de pagar as parcelas ao longo dos meses. No entanto, não são as únicas desvantagens do cartão de crédito.

Muitos cartões de crédito, por exemplo, possuem anuidade. Alguns deles, inclusive, têm taxas anuais altíssimas, que podem fazer diferença no orçamento de muita gente e gerar endividamento.

utros cartões, por outro lado, optam por cobrar uma taxa mensal a cada mês que o cartão é utilizado. Dependendo da taxa e da remuneração mensal do consumidor, no entanto, esta cobrança pode inibir o uso do cartão de crédito no dia a dia.

Não dar atenção a estas taxas pode fazer o consumidor comprometer seu orçamento e ter dificuldades financeiras. Principalmente se o usuário não tiver o hábito de controlar e organizar suas finanças.

Ter um cartão de crédito com alto limite disponível também pode aumentar as chances de o consumidor fazer compras por impulso e gastar muito mais do que poderia.

Os benefícios do cartão de crédito

Se ultilizar os cartães de crédito, corretamento eles podem ser grandes aliados. Em situações nas quais não há desconto para pagamento à vista. Por exemplo, o parcelamento sem juros pode ser uma opção interessante. Sempre existindo o controle financeiro.

Muitos cartões de crédito permitem ao usuário acumular pontos e trocá-los por recompensas. Como passagens aéreas, itens diversos ou até mesmo experiências em restaurantes e hotéis.  Estes pontos podem ser obtidos tanto para compras parceladas quanto para compras à vista.

Para quem tem bons hábitos financeiros. Portanto, utilizar o cartão de crédito para despesas do dia a dia – seja pagando à vista ou à prazo – pode resultar em grande economia devido ao programa de pontos.

Estas dicas, no entanto, servem apenas para quem sabe utilizar com saúde e consciência o cartão de crédito.